65,9 km | 1170m D+


Esta é a proposta média para o 4º dia da Semana Europeia de Cicloturismo, 2 de julho de 2019.

A zona norte do Parque Natural da Serra da Estrela estende-se por largos quilómetros a noroeste de Belmonte. Aqui encontrará estradas de bom piso e percursos com algumas subidas longas e declives acentuados.

Esta rota passará no Parque Natural da Serra da Estrela e nas proximidades da cidade da Guarda, pelo que se recomenda alguma precaução com o trãnsito.


Linhares da Beira

Aldeia medieval do século XII, Linhares da Beira possui uma diversidade arquitetónica e artística ímpar, fruto do legado de várias épocas. Em 1169, recebeu o seu primeiro foral, atribuído por D. Afonso Henriques. Mas só mais tarde, no reinado de D. Dinis, foi erigido o seu imponente Castelo, ex-líbris da aldeia e principal cartão de visita nos nossos dias. Deambular pelas ruas desta aldeia museu é fazer uma incursão ao passado, à sua história, e sentir a brisa do Vale do Mondego a acariciar-nos o rosto.

+ LINHARES DA BEIRA 


Parque Natural da Serra da Estrela

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) abrange o essencial do maciço da Estrela, estendendo-se por território dos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.

Decreto-Lei n.º 557/76 de 16 de julho, classificou o maciço da Estrela como Parque Natural, referindo tratar-se de "uma região de característica economia de montanha" onde subsistem "refúgios de vida selvagem e formações vegetais endémicas de importância nacional".

Acrescente-se que à classificação não foi alheio o valor paisagístico do conjunto, "uma personalidade" no dizer de Torga, nem as ameaças em termos de ocupação do espaço.

+ PNSE 


Track GPS disponível em breve


PARA USAR ESTE PERCURSO NUM GPS

  1. DESCARREGAR "GPX" E ENVIAR PARA O SEU GPS

USAR ESTE PERCURSO NUM SMARTPHONE 

  1. INSTALE A APP KOMOOT (ANDROID | IOS)
  2. ABRA O MAPA ACIMA NO SEU SMARTPHONE, TOQUE EM VER SELECIONE KOMOOT PARA ABRIR
  3. DEPOPIS DE ABRIR NA APP CLIQUE EM NAVEGAR E SIGA O TRAJETO SUGERIDO


Imprimer   E-mail