44,1 km | 760m D+


Esta é a proposta curta para o 4º dia da Semana Europeia de Cicloturismo, 2 de julho de 2019.

A zona norte do Parque Natural da Serra da Estrela estende-se por largos quilómetros a noroeste de Belmonte. Aqui encontrará estradas de bom piso e percursos com algumas subidas longas e declives acentuados.

Esta rota passará no Parque Natural da Serra da Estrela e, no seu percuros mais longo, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira.


Linhares da Beira

Aldeia medieval do século XII, Linhares da Beira possui uma diversidade arquitetónica e artística ímpar, fruto do legado de várias épocas. Em 1169, recebeu o seu primeiro foral, atribuído por D. Afonso Henriques. Mas só mais tarde, no reinado de D. Dinis, foi erigido o seu imponente Castelo, ex-líbris da aldeia e principal cartão de visita nos nossos dias. Deambular pelas ruas desta aldeia museu é fazer uma incursão ao passado, à sua história, e sentir a brisa do Vale do Mondego a acariciar-nos o rosto.

+ LINHARES DA BEIRA 


Parque Natural da Serra da Estrela

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) abrange o essencial do maciço da Estrela, estendendo-se por território dos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.

Decreto-Lei n.º 557/76 de 16 de julho, classificou o maciço da Estrela como Parque Natural, referindo tratar-se de "uma região de característica economia de montanha" onde subsistem "refúgios de vida selvagem e formações vegetais endémicas de importância nacional".

Acrescente-se que à classificação não foi alheio o valor paisagístico do conjunto, "uma personalidade" no dizer de Torga, nem as ameaças em termos de ocupação do espaço.

+ PNSE 


Track GPS disponível em breve


PARA USAR ESTE PERCURSO NUM GPS

  1. DESCARREGAR "GPX" E ENVIAR PARA O SEU GPS

USAR ESTE PERCURSO NUM SMARTPHONE 

  1. INSTALE A APP KOMOOT (ANDROID | IOS)
  2. ABRA O MAPA ACIMA NO SEU SMARTPHONE, TOQUE EM VER SELECIONE KOMOOT PARA ABRIR
  3. DEPOPIS DE ABRIR NA APP CLIQUE EM NAVEGAR E SIGA O TRAJETO SUGERIDO


Imprimir   Email